Publicado em: 12 de agosto de 2020 | Categoria: Planejamento

Como lidar com as incertezas da vida

Desde que o homem é homem, buscamos coisas para nos deixar seguros. Seja no quesito pessoal ou profissional, nossa procura incessante pela estabilidade é algo que é passado de geração em geração. No entanto, essa filosofia é uma ideia falsa. Isso porque se pararmos para pensar, absolutamente tudo é instável. No primeiro momento, esse ar de incerteza vem carregado de medo, mas não precisa ser assim.

 

Os tempos mudam, e o mundo também. Nessa perspectiva, não existe mais aquele mercado de trabalho tradicional moldado, em que você entraria em uma empresa como estagiário e faria carreira de décadas lá dentro. Até pode acontecer, mas devido às transformações constantes, não é mais comum.

 

Então, como lidar com todas essas novas formas de pensar e viver? Como não ficar desesperado? Como vou ter uma visão positiva do futuro? Tudo isso tem solução! E elas podem te levar para caminhos que lhe trarão muito mais ensinamentos.

 

Aceite a imprevisibilidade

É necessário aceitar e refletir sobre nossas medos em relação ao incerto. Como não podemos ter todas as coisas como gostaríamos, acabamos sofrendo por aquilo que não temos o total controle. 

Não importa o quanto nos desesperemos e ficamos nervosos, esse comportamento não vai ajudar a encontrar soluções. Muito pelo contrário, irá atrapalhar a vida e a ter uma visão mais ampla dos desafios. Por isso, o primeiro passo para lidar bem com a incerteza é aceitar que ela existe e que não está nas suas mãos o poder de extingui-la.

 

Leia também

>> Autoconhecimento no papel: um exercício simples para se conhecer melhor

>> A importância dos talentos para o desenvolvimento pessoal

 

Pense em você

Você precisa de alguém lhe dê segurança e esse alguém é você.

Isso porque você já é uma pessoa completa e tem o potencial de lidar com as não certezas de frente sem temer. Claro, contar com a ajuda de amigos e família é sempre bom, mas o desenvolvimento da sua individualidade é da mesma forma importante.

Pense em quantas coisas você já conseguiu construir na sua vida. E nesse tempo, sempre existiu todas essas incertezas que nos rondam. A única diferença é que seu olhar estava focado em realizar aquele objetivo, o que ajuda a tornar a insegurança menor e em segundo plano.

 

Aposte no novo

A incerteza sempre parte da ideia que não sabemos o que virá no futuro, gerando ansiedade e estresse. Mas pare para pensar um pouco. Na idade das grandes navegações, os navegadores acreditavam que existiam monstros nos mares que iriam derrubar seus navios, tudo porque não conheciam por completo os oceanos. Porém, mesmo assim foram em frente em prol do descobrimento.

 

Você pode levar essa reflexão para a sua vida. Ao encarar o novo que virá com uma mentalidade de descobrimento e experimentação, aos poucos a incerteza servirá para conhecer novas sensações, lugares e adquirir mais entendimento sobre a vida. Afinal, o “chegar lá” sempre é sucedido de outro “lá”, ou seja, não importa em que situação você estiver, sempre haverá um novo para experimentar.

 

Conecte-se com o presente

Em um mundo em que as redes sociais se tornaram protagonistas, o imediatismo tomou conta. Cada vez mais acostumados a ter uma resposta rápida  a apenas alguns cliques de distância, quando nos deparamos com assuntos impossíveis de prever, como o futuro, bate o desespero. Aí, os distúrbios psicológicos se potencializam.

 

Para lidar com isso, é necessário se conectar com o presente e vivê-lo sem focar sempre no amanhã. Outra coisa, é buscar explicações dentro de si. É normal achar que as soluções sempre partem de fora, quando na verdade muitas delas estão na sua própria mente. A meditação é uma prática que, ao tirar a pessoa da zona de conforto e colocá-la em conflito com suas próprias ideias, ajuda a descobrir novos sentimentos e soluções.

 

A incerteza é e estará presente sempre nas nossa vidas. Porém, ela pode ser utilizada para aumentar o seu desenvolvimento cada vez mais. O medo e o desespero de não saber o que vai acontecer no futuro servem apenas para atrasar o encontro das respostas dos problemas. Assim, tudo está ligado com a forma que vemos os acontecimentos, e não em como eles realmente são.

 

Curtiu a leitura? Então continue acompanhando as redes sociais e o blog da Cortel para mais conteúdos como esse.