JARDIM IN MEMORIAM

Padre Alois Kades SJ (Suábia, 1862 – Porto Alegre 1939)

Atuou como capelão da Comunidade São José por 34 anos. O reconhecimento ao trabalho do sacerdote está retratado no relevo de seu túmulo. O relevo foi executado pela Casa Aloys, é de autoria do escultor André Arjonas (1885-1970), e fazia parte de seu jazigo original, que agora aparece reconfigurado no Jardim in Memoriam. No relevo vemos retratados os membros da Comunidade São José, dentre eles, o marmorista Jacob Aloys Friederich e as crianças, das quais uma oferece uma rosa ao padre.

Da esquerda para direita - sentados: Antonio Bard, Padre Alois Kades, Hugo Metzler. De pé: Alberto Bins e João Mayer Jr. Fonte: COMUNIDADE SÃO JOSÉ. 1º Centenário da Comunidade São José. Porto Alegre-RS, 1871-1971.


JARDIM IN MEMORIAM

Cristo no Horto

A escultura é atribuída ao artista alemão Alfred Adloff (1874-1949). Destacam-se na obra os cabelos ondulados, a barba e a expressão do Cristo. Adloff chegou em Porto Alegre no início do século XX e tornou-se um dos artistas mais importantes da escultura pública de Porto Alegre. Possui obras funerárias nos cemitérios da Santa Casa e no São Miguel e Almas. Trabalhou com temáticas celebrativas, alegóricas e religiosas.

Alegoria do Desespero e da Consolação. Jazigo do Dr. Ferreira no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia. Autoria de Alfred Adloff. Fotografia: Luiza Neitzke.


JARDIM IN MEMORIAM

Luiz Englert (São Leopoldo, 1861 – Porto Alegre, 1931)

Engenheiro, professor e político republicano. Foi professor da Escola de Engenharia da UFRGS, ministrando a disciplina de Botânica, Geologia e Petrografia. Atuou na universidade até o seu falecimento e fundou o Gabinete de Mineralogia, que se tornou o Museu de Mineralogia e Petrologia da UFRGS. Foi membro atuante da Comunidade São José, participando de sua diretoria no ano de 1904. Atuou como deputado estadual de 1891 a 1912.

Sra. Olga Englert e Dr. Luis Englert. Fonte: Museu de Mineralogia e Petrologia Luiz Englert.


JARDIM IN MEMORIAM

Hugo Metzler (Suábia, 1868 – Porto Alegre, 1929)

Escritor, jornalista e editor do jornal Deutsches Volksblatt e doador da área do cemitério.

O jornalista Hugo Metzler. Fonte: Autobriografia do Jornalista e Escritor Hugo Metzler.


JARDIM IN MEMORIAM

Alberto Bins (Porto Alegre, 1869-1957)

Ex-prefeito de Porto Alegre entre os anos de 1928-1937. Empresário da Emmerich Berta, que fabricava fogões, cofres e utensílios de ferro. A escultura do Cristo em bronze que adornava seu jazigo original aparece no catálogo alemão GRABSCHMUCK II: Abteilung für Galvanoplastik, de 1919, identificada como obra do escultor Lambert Piedboeuf (1863-1950).

Dr. Alberto Bins. Fonte: MONTE DOMECQ’S & CIE. O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PARIS, 1916.

Cristo feito pelo escultor Lambert Piedboeuf. Fotografia: Luiza Neitzke.


JARDIM IN MEMORIAM

Jacob Aloys Friederich (Merl, 1868 – Porto Alegre, 1950)

Marmorista, proprietário da Marmoraria Casa Aloys, que colocou centenas de monumentos funerários em cemitérios do Rio Grande do Sul. Patrono da SOGIPA – Sociedade de Ginástica de Porto Alegre.

Jacob Aloys Friederich. Fonte: MONTE DOMECQ’S & CIE. O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PARIS, 1916.