Janeiro Branco: práticas diárias para cuidar da sua saúde mental
Janeiro Branco é uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Este assunto merece cuidado e atenção, pois a falta de cuidado pode levar ao aumento de estresse, esgotamento emocional e potencializa o risco de desenvolvimento de doenças psicológicas.
Sabemos que este é um mês marcado por novos ciclos, recomeços e resoluções, mas é sempre importante também voltar o olhar para si com cuidado e gratidão! Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de práticas diárias que podem te ajudar a cuidar da sua saúde mental.
Pratique atividades físicas
A prática de exercício é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e mente. Ao colocar seu corpo em movimento o cérebro libera o hormônio da felicidade – a dopamina – que causa sensação de bem-estar, além de trazer maior disposição e energia para seu dia a dia.
Autocuidado e momentos de lazer
As vezes nossa agenda corrida não permite tempo para cuidar de nós mesmo. Porém, isso é essencial para manutenção da sua saúde mental. Organize melhor a gestão do seu tempo para ter momentos de lazer e de autocuidado.
Seja viajar, sair com os amigos, ficar em casa assistindo sua série preferida ou cuidar da sua pele e alimentação: entenda estes momentos como uma pausa na rotina para respirar novos ares e recuperar as energias.
Cuide da sua alimentação
Assim como a prática de exercício, a alimentação também interfere no nosso corpo e mente. Uma má alimentação causa fadiga e compromete sua saúde.
Por isso, siga uma dieta balanceada e rica em nutrição para fortalecer seu corpo. Temos certeza que você irá se sentir melhor!
Tenha uma boa noite de sono
Momentos de desgaste emocional podem atrapalhar nossa noite de sono. Porém, é primordial que você tente dormir 8h por noite.
Um sono de qualidade recupera as energias, além de descansar a mente e o corpo. É neste momento que nos recuperamos das atividades do dia a dia, além de nos preparar para a próxima manhã.
Meditação
Esta técnica utiliza a respiração como forma de nos manter presentes, conscientes e calmos. Com a mente quieta e silenciosa, conseguimos administrar as situações cotidianas com coerência, nos autoconhecer e ter maior racionalidade para tomar decisões.
Atualmente, existem diversos aplicativos que nos ensinam a prática, além de ajudar ela a fazer parte da nossa rotina.
Procure ajuda profissional
Caso você esteja passando por momentos difíceis e sua saúde mental esteja comprometida, não hesite em procurar ajuda profissional. É fundamental procurar um psicólogo ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações.
O terapeuta tem papel fundamental quando falamos de saúde mental, ele ajuda a nos entender, autoconhecer e passar por momentos de dificuldades. Ter alguém para nos escutar muitas vezes é necessário.
Pratique a gratidão
Reconhecer e valorizar as coisas boas na sua vida faz com que as pessoas tenham menos ansiedade em relação ao que não possuem e por aquilo que desejam ter. Tire alguns momentos do dia para pensar em coisas pelo que você é grato, esta positividade irá influenciar na sua saúde mental!
Por fim, tenha gratidão consigo mesmo. Não se cobre tanto, tenha mais apreciação pela sua jornada e por tudo que você já conquistou. Por vezes, estamos tão focados no futuro e em novas metas que esquecemos tudo aquilo que realizamos, que é nosso mérito. Então, convidamos você neste mês a praticar mais o autocuidado com você mesmo e focar na sua saúde mental para iniciar este novo ciclo com mais disposição!