PROCESSO DE CREMAÇÃO
Algumas das principais dúvidas das pessoas sobre o tema cremação está diretamente ligado ao processo. Portanto, é fundamental entender como ele acontece e o cuidado como tudo que o envolve é tratado.
* Nos crematórios do Grupo Cortel há uma câmara de conservação, onde os corpos permanecem 24 horas após o óbito, até o momento de serem levados ao equipamento de cremação.
* Depois dessas horas, o corpo é colocado no equipamento de cremação, com todas suas roupas e dentro do caixão (ataúde). Ele é exposto a temperaturas de 900ºC a 1200°C.
* Durante o processo, a madeira do ataúde (caixão) assim como as roupas e células do corpo são totalmente consumidos pelo calor, restando apenas partículas inorgânicas – como os óxidos de cálcio que formam os ossos.
* Depois de aproximadamente duas horas, tudo que sobra do corpo são essas partes inorgânicas. Elas são, então, processadas em equipamento especial, que as transformam em restos cremados.
* Os restos cremados são colocados em um recipiente tradicional ou em outro previamente escolhido e, depois, entregues à família.
* A família pode optar em espargir ou guardar dentro da urna, em algum lugar – como em casa ou no Columbário, lugar especial oferecido pelo Crematório Metropolitano.