Saindo da Zona de Conforto em 4 etapas
Em diversos momentos da vida, sejam felizes ou tristes, nos acostumamos com as situações do dia a dia, a ponto de desaprendermos a viver fora delas. Quando isso acontece, nos encontramos na zona de conforto. Por mais desconfortável que seja, a zona de conforto pode aparecer dentro do próprio processo de luto – dificultando o seu fluxo e estagnando a evolução, pois estamos tão acostumados à dor e à sensação de falta que se torna muito difícil sair e recomeçar a viver sem aquela pessoa amada.
Porém, para evoluir é preciso dar uns passinhos para trás, ampliar a visão e dar o primeiro passo em direção a seu crescimento: aprendendo a viver novos sentimentos, sensações e se permitindo novas experiências. Por isso, hoje vamos falar sobre as fases para sair da zona de conforto, para que você consiga enxergar todo o processo e ver que SIM, é possível sair da zona de conforto!
Zona de Conforto
É o local onde você se sente confortável. Mesmo que exista um incômodo e ansiedade por mudanças, afinal tudo aqui parece estar sob controle da sua situação. Você aprendeu a conviver com isso e aceitar os sentimentos e acontecimentos que partem deste lugar. É como se já tivesse se acostumado e aprendido a lidar com o desconforto.
Zona de Medo
Neste estágio ainda há muita inseguranças, mas as pessoas já se autorizam viver outros aprendizados, a sentir outros sentimentos e dar o primeiro passo para experimentar aquilo que antes parecia impensável. Ninguém gosta da zona de medo, pois aqui nada é familiar. Acredite que a transformação é possível e siga em frente com coragem!
Zona de Aprendizado
Aqui, as novas experiências que você começou a enfrentar na zona de medo começam a se consolidar dentro de você! Aos poucos você começa aprender que o caminho pelo qual você passou te ajudou a crescer e evoluir em direção à vida que você deseja. Você estará mais aberto e aceitando as mudanças que ocorrem dentro de você ou no seu dia a dia.
Zona de Crescimento
É o momento de superação dos desafios e da realização. O que antes parecia distante, agora é real. Você enxergará que todos os desafios que te levaram ao lugar que está hoje valeram a pena, é possível perceber a evolução e melhora no nosso bem estar. Permita-se vivenciar novas experiências e sair da zona de conforto, sonhe e mova-se em direção aos seus objetivos!
No entanto, é importante lembrar que sair da zona de conforto não significa deixar coisas para trás ou perder o que se tinha, mas sim evoluir e crescer para um estado em que você se sinta realizado e em paz. Dentro do próprio processo de luto a pessoa amada jamais será esquecida, mas sua memória e a falta que ela faz não precisam nos causar sempre dor e sofrimento. Aqui, o importante é ressignificar esses sentimentos para se relacionar de outra forma com eles e, assim, crescer e aprender a conviver com as despedidas, afinal é um processo natural das nossas vidas.