A IMPORTÂNCIA DE CHORAR
Desde o primeiro contato com o mundo, o choro faz parte da vida das pessoas. Porém, o que é visto como normal durante a infância, ganha famas de fraqueza e desestabilidade com o passar doas anos. Adulto chorando? Nem pensar, isso é sinal de quem não sabe segurar as emoções. Esses pensamentos foram difundidos por décadas, o que levou à cultura de que o correr das lágrimas fosse visto como algo negativo. No entanto, o choro é uma potente arma do corpo humando, feito para expressar os sentimentos e estruturar o organismo.
Seja um choro de felicidade ou profunda tristeza, chorar é um ato natural, intrínseco ao ser humano e que traz benefícios para nossa saúde. Basicamente, após chorar, o corpo relaxa, trazendo uma sensação de bem-estar e, por isso, mesmo em momentos felizes, choramos.
Chorar é demonstrar os sentimentos
Chorar também é uma ferramenta social. Ao chorarmos, estamos enviando uma mensagem de desamparo, necessidade de atenção ou até mesmo informando que nos importamos. Quando choramos por outro, é uma forma de demonstrar nossa empatia e sensibilidade com as dores de terceiros.
Por outro lado, o choro pode ser por bons motivos. Por exemplo, quem nunca assisitu um filme e se emocionou? Ou viu as lágrimas caírem quando algo que esperavam muito aconteceu? Ou seja, não importa o sentimento, chorar é uma forma de expressá-los. Por isso, é importante não demonizar o ato de chorar, de forma que é um estímulo natural humano que surge mesmo naquela pessoa que você acha que é de ferro.
Tá, mas quais os benefícios de chorar?
Ao ver que o choro é algo natural, ele tem que ter um porquê de acontecer. E, assim como o funcionamento do corpo é perfeito, chorar propaga efeitos positivos no organismo. Confira alguns benefícios que as lágrimas proporcionam:
Promove a desintoxicação do corpo
As lágrimas são divididas em três categorias, cada uma com sua função específica para o bem-estar. São elas:
- Lágrimas de reflexo: eliminamagentes externos, como poeiras.
- Lágrimas contínuas: lubrificam os olhos.
- Lágrimas emocionais: liberam os hormônios de estresse
Restaura seu lado emocional
Chorar coloca em ordem os sentimentos que estvam desconexos e despertaram os sentimentos, sejam eles positivos ou não.
Alivia dores
Ao chorar, o organismo libera endorfina, o mesmo hormônio produzido pelas atividades físicas. Assim, o choro possibilita um alívio das dores que está sentindo, tanto físicas ou emocionais.
Colabora para o sono
De acordo com um estudo feito por pediatras americanos em bebês, o choro controlado antes de dormir colaborou para uma noite de sono maior e na diminuição do número de vezes que as crianças acordaram. Você também pode constatar isso, afinal é comum sentir cansaço após chorar.
Não “engula o choro”
Esconder as lágrimas por ter medo de “demonstrar fraqueza” acaba se tornando um erro grave. Após o choro, nosso corpo relaxa da situação de estresse pela qual foi submetido, mesmo que seja um alarme falso (filmes tristes são bons exemplos disso). Sem chorar, o corpo não relaxa, podendo trazer complicações para nossa saúde física e mental.
Chorar é permitir a intensificação de uma emoção. Sua função é despertar compaixão, compreensão e proteção. Aquele que costuma reprimir o choro perde a oportunidade de criar intimidade com a sua própria emoção. Ser testemunha de si mesmo gera confiança e autoconhecimento.
Além disso, chorar não está ligado a um sexo ou outro, esse pensamento que homem não chora é passado e não cabe mais nos dias de hoje. Não deixe de sentir suas emoções com medo do que os outros irão pensar e ou dizer.
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da cortel para mais materiais como esse.